O seu conteúdo literário preferido na tela do seu computador!
 
Página Inicial - Aventuradeler.com

A que viemos

Aventura de ler

Sala de aula

Livros

Transversais

Contos

Crônicas

Poesias

Biografias

Assim falou

QuizArte

Cinema

Colunas

Bibliografia


Transversais I

1. Presença árabe na Espanha

Depois dos eventos narrados em El Cid, os mouros ainda habitaram a Espanha por mais quatro séculos. Enriqueceram culturalmente o país, com a diversidade de seus conhecimentos de línguas clássicas, Filosofia  e Ciências; com o refinamento de sua arte, na música, na arquitetura, literatura e poesia... Em Toledo criaram a primeira escola de tradutores do mundo, e ali conviviam pacificamente sábios judeus, cristãos e árabes, unidos pelo amor ao saber e à difusão do conhecimento.
 
Em outros reinos houve também tolerância e prosperidade, e a grandiosidade de sua civilização ainda se encontra presente na Andaluzia – em Sevilha, Córdoba e Granada, sendo este o último reino que lhes restara.

Finalmente, em 1492, Granada foi conquistada pelos Reis Católicos Fernando e Isabel. Os judeus foram imediatamente expulsos do país e, três anos depois, deu-se a expulsão dos mouros, que durante sete séculos haviam habitado aquelas terras e delas  fizeram sua pátria.
 
No exílio, assim escreveu Boabdil, último sultão de Granada: “Ouço uma música que vem de muito longe, do passado, de tudo que morreu. Porque nós todos já fomos uma vez melhores, mais dignos e mais felizes.”  

Leia ainda:

2. Espanhóis cristãos e espanhóis mouros

3. Guerra santa

4. A cultura árabe

Todos os conteúdos deste site estão registrados. Maura Maciel. - Todos os direitos reservados © 2010 - Desenvolvido por Anselmo Pereira