O seu conteúdo literário preferido na tela do seu computador!
Página Inicial - Aventuradeler.com

A que viemos

Aventura de ler

Sala de aula

Livros

Transversais

Contos

Crônicas

Poesias

Biografias

Assim falou

QuizArte

Cinema

Colunas

Bibliografia


Livros

Jeremias Sem-Chorar- Cassiano Ricardo
Somente o poeta excepcional, como o Cassiano Ricardo de Jeremias sem-chorar, consegue imaginar a experiência humana plural, aquela que atinge os arquétipos primários da emoção coletiva. Seu personagem sósia é universal na dupla qualidade de cidadão do mundo e aprendiz do cosmos.
Na poesia universal de hoje, Jeremias parece-me, mais que um mito, um personagem dramático à espera de dramaturgo. É um irmão de carne e osso de todos os seus contemporâneos sensíveis.
Homem-plural, será a mais convincente demonstração em poesia (e, portanto, em ciência autentica) da verdade do "inconsciente coletivo" de Jung.
Sua consciência dividida, disleticamente entre o terror e o encanto, reproduz a do homem comum da era dos mísseis mágicos.
Seu temor essencial - o de que esse mundo quase cibernético lhe acabará roubando, na alma, a célula da identidade humana - está, para nosso dia-a-dia, como a dúvida hamletiana para a era isabelina.
Mas Jeremias - que é, também, um lírico - não se entrega ao desespero. Emociona-o o fascínio do fabulário da máquina. No íntimo, desejaria ser, como Gagarin, o caçula das estrelas.

(Osmar Pimentel)

Cassiano Ricardo, Jeremias sem-chorar.
Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1976

Leia mais sobre Cassiano Ricardo em:

Todos os conteúdos deste site estão registrados. Maura Maciel. - Todos os direitos reservados © 2010 - Desenvolvido por Anselmo Pereira