Brasão Baependi
Brasão da Cidade de Baependi
 

Estrada Real

 

aventura de ler

Acesse o site

 

 

Povoamento do Sul de Minas

A região Sul de Minas Gerais começou a ser mais densamente povoada a partir da década de 1740,  quando José Pires Monteiro descobre ouro na margem esquerda do Sapucaí; em 1746, Francisco Martins Lustosa é nomeado guarda-mor regente das descobertas do ouro e da região do Sapucaí; em 1755, Pedro Franco Quaresma descobre ouro na região de São Carlos do Jacuí e inicia seu povoamento.

Assim, nessas áreas, anotamos a passagem à condição de vila de quatro povoações: São Bento do Tamanduá, em 1791; Campanha da Princesa da Beira, em 1798; Santa Maria do Baependi e São Carlos do Jacuí, em 1814 e Aiuruoca em 1834. Nessa região, a primeira formação administrativa datou de 1798, quando da instalação da Vila da Campanha da Princesa da Beira, atual cidade de Campanha.

Dentre os significativos povoados, registramos os acima assinalados, estudando um pouco de cada um deles, conforme o que está inscrito, em grande parte, nas obras consagradas de Waldemar Barbosa e Joaquim Ribeiro Costa.

 

 


Todos os conteúdos deste site estão registrados. Maura Maciel. - Todos os direitos reservados © 2010 - Desenvolvido por Anselmo Pereira