O seu conteúdo literário preferido na tela do seu computador!
 
Página Inicial - Aventuradeler.com

A que viemos

Aventura de ler

Sala de aula

Livros

Transversais

Contos

Crônicas

Poesias

Biografias

Assim falou

QuizArte

Cinema

Colunas

Bibliografia


Aventura de Ler


ELIO VITTORINI

Elio Vittorini,
Conversa na Sicília
Editora Cosaq&Naify.



Do sul da Itália, desse universo elementar dos camponeses, em que a humilhação social e a onipresença da morte têm como pano de fundo uma paisagem cuja beleza violenta é indiferente a dramas históricos, retira Vittorini uma metáfora de nossa desolação existencial, um afresco que ignora sentimentos de nostalgia ou idealizações melodramáticas do universo popular.
 
A nostalgia, no entanto, parece aflorar no momento em que o narrador acessa a memória do que foi talvez o mais belo afresco de sua infância: os livros.
“Lá havia lido as Mil e uma noites e tantos livros, de velhas histórias, de velhas viagens, aos sete e oito anos, e a Sicília era também isso aí, Mil e uma noites e velhos vilarejos, árvores, casas, gente de velhíssimos tempos por meio de livros. Depois esqueci, na minha vida de homem, mas tinha dentro de mim, e podia recordar, reencontrar. Feliz de quem pode reencontrar!
É uma sorte ter lido quando se era menino. É dupla sorte ter lido livros de velhos tempos e velhos países, livros de velhas histórias, livros de viagens e as Mil e uma noites, em especial. Pode-se recordar também aquilo que se leu como se de alguma maneira o tivesse vivido, e  tem-se a história dos homens e todo o mundo em si, com a própria infância: Pérsia aos sete anos, Austrália aos oito, Canadá aos nove, México aos dez, e os hebreus da Bíblia com a torre de Babilônia e David no inverno de seis anos, califas e sultões em um fevereiro ou setembro, no verão as grandes guerras...
E tive esta sorte de ler muito em minha infância, e em Terranova a Sicília significava para mim também Bagdá e o Palácio das Lágrimas e jardim de palmitos. Naquela cidade eu li As mil e uma noites e outros livros...”

Todos os conteúdos deste site estão registrados. Maura Maciel. - Todos os direitos reservados © 2010 - Desenvolvido por Anselmo Pereira